Para beneficiar da entrega gratuita de manuais escolares os encarregados de educação terão de registar-se na plataforma www.manuaisescolares.pt. No momento do seu primeiro acesso será pedido a confirmação do seu número contribuinte, sendo obrigatório os encarregados de educação terem consigo os seus dados de acessos ao Portal das Finanças para que seja efetuada a sua validação. Não os tendo, os encarregados de educação deverão solicitá-los no portal das Finanças.

A partir da plataforma terão acesso aos dados escolares do(s) seu(s) educando(s), aos vouchers correspondentes aos seus manuais escolares e à lista das livrarias aderentes onde poderão ser feitos os seus levantamentos. A validação para o levantamento de manuais escolares pressupõe a impressão dos vouchers ou a apresentação dos mesmos em formatos digital.

Não havendo possibilidade de aceder à internet, o encarregado de educação deve dirigir-se à Secretaria da Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos e solicitar o voucher em papel.

Os cadernos de fichas do 1º e 2º CEB serão oferecidos pelo Município, pelo que os encarregados de educação se devem dirigir ao Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal ou às juntas de freguesia de Arega , Aguda e Campelo a fim de os solicitarem.